BookmarkSubscribeRSS Feed
🔒 This topic is solved and locked. Need further help from the community? Please sign in and ask a new question.
OliveiraMiguelZ
Obsidian | Level 7

Bom dia, pessoal!

 

Estou escrevendo um programa aqui e estou com dúvida sobre como devo estruturar ele. Por conta disso, queria ouvir opiniões da comunidade sobre o quê vocês acham ser um código mais limpo e de fácil manutenção.

 

Na minha percepção, evitar o máximo possível a repetição em um programa torna ele mais legível.

Porém, como me encontro agora, estou criando um programa que basicamente é executado em SQL seguido por um data step.

 

Vocês acham que repetir o PROC SQL para cada passo, por exemplo, um para extrair dados, outro para tratar, etc. ficaria um código legível/tratável?

Seria melhor abrir tudo em um único PROC? Ou manter em várias e elaborar condições de execução? 

 

Opinem por favor.

1 ACCEPTED SOLUTION

Accepted Solutions
ronnicd
Calcite | Level 5

Opa Miguel.

 

Fazer por steps torna a manutenção mais fácil, porém, dependendo do volume a ser processado, acaba demorando mais.

Eu recomendo que faça tudo em um único step e comentar para ajudar numa futura manutenção.

Vc tbm pode usar macros, assim, poderá chama-la sempre que precisar.

View solution in original post

3 REPLIES 3
Wanderico_Icatu
Fluorite | Level 6

Bom dia. 

Segue um exemplo de como eu trabalho:

wcampos_0-1638537134822.png

 

 

KaueMAlmeida
Obsidian | Level 7

Nesse caso vc está falando de identação.

A sua identação, ao meu ver, está praticamente perfeita, de modo que a manutenção e continuidade do código pode ser feita com facilidade por qualquer um que tenha conhecimento em SAS BASE.

A dúvida do carinha do tópico estava relacionada c/ fazer várias PROC SQL ou apenas um com variáveis/macros (% let) para tornar o processamento mais rápido.

 

No demais, parabéns pela identação. Vou aderir hahaha

ronnicd
Calcite | Level 5

Opa Miguel.

 

Fazer por steps torna a manutenção mais fácil, porém, dependendo do volume a ser processado, acaba demorando mais.

Eu recomendo que faça tudo em um único step e comentar para ajudar numa futura manutenção.

Vc tbm pode usar macros, assim, poderá chama-la sempre que precisar.