BookmarkSubscribeRSS Feed
🔒 This topic is solved and locked. Need further help from the community? Please sign in and ask a new question.
Clausjr
Calcite | Level 5

Pessoal, boa noite.

 

Preciso de um help. Imaginem uma coluna conforme abaixo:

 

Produto   Valor       %     

     A          700       70

     B          200       20

     C          100       10

 

Agora, o que preciso fazer é calcular o percentual que cada linha representa da coluna "%" olhando a contagem total da coluna "Valor". Podem me ajudar? Fiz alguns testes e não deu certo 😞 No exemplo acima fiz de uma maneira bem fácil para entendimento, mas tenho uma base enorme para fazer esse cálculo.

 

1 ACCEPTED SOLUTION

Accepted Solutions
OliveiraMiguelZ
Obsidian | Level 7
A forma mais simples que eu te indico é através do PROC FREQ, que sumariza a coluna e calcula o percentual de participação da variável. Não vou colocar a sintaxe aqui porque não lembro ela de cabeça.

Mas eu, particularmente, prefiro realizar a operação sumarizando por um proc sql, assim tenho mais maleabilidade no dado.

Ex:

PROC SQL NOPRINT;
SELECT SUM(Valor)
INTO :TOTAL
FROM work.SuaTabela;

CREATE TABLE work.Exemplo AS
SELECT
Produto
, (Valor / &Total) * 100 As Representatividade
FROM work.SuaTabela;
QUIT;

View solution in original post

2 REPLIES 2
OliveiraMiguelZ
Obsidian | Level 7
A forma mais simples que eu te indico é através do PROC FREQ, que sumariza a coluna e calcula o percentual de participação da variável. Não vou colocar a sintaxe aqui porque não lembro ela de cabeça.

Mas eu, particularmente, prefiro realizar a operação sumarizando por um proc sql, assim tenho mais maleabilidade no dado.

Ex:

PROC SQL NOPRINT;
SELECT SUM(Valor)
INTO :TOTAL
FROM work.SuaTabela;

CREATE TABLE work.Exemplo AS
SELECT
Produto
, (Valor / &Total) * 100 As Representatividade
FROM work.SuaTabela;
QUIT;
Clausjr
Calcite | Level 5
Deu certo! Muito obrigado pela ajuda. Abs