BookmarkSubscribeRSS Feed
🔒 This topic is solved and locked. Need further help from the community? Please sign in and ask a new question.
Clausjr
Calcite | Level 5

Pessoal, boa noite.

 

Preciso de um help. Imaginem uma coluna conforme abaixo:

 

Produto   Valor       %     

     A          700       70

     B          200       20

     C          100       10

 

Agora, o que preciso fazer é calcular o percentual que cada linha representa da coluna "%" olhando a contagem total da coluna "Valor". Podem me ajudar? Fiz alguns testes e não deu certo 😞 No exemplo acima fiz de uma maneira bem fácil para entendimento, mas tenho uma base enorme para fazer esse cálculo.

 

1 ACCEPTED SOLUTION

Accepted Solutions
OliveiraMiguelZ
Obsidian | Level 7
A forma mais simples que eu te indico é através do PROC FREQ, que sumariza a coluna e calcula o percentual de participação da variável. Não vou colocar a sintaxe aqui porque não lembro ela de cabeça.

Mas eu, particularmente, prefiro realizar a operação sumarizando por um proc sql, assim tenho mais maleabilidade no dado.

Ex:

PROC SQL NOPRINT;
SELECT SUM(Valor)
INTO :TOTAL
FROM work.SuaTabela;

CREATE TABLE work.Exemplo AS
SELECT
Produto
, (Valor / &Total) * 100 As Representatividade
FROM work.SuaTabela;
QUIT;

View solution in original post

2 REPLIES 2
OliveiraMiguelZ
Obsidian | Level 7
A forma mais simples que eu te indico é através do PROC FREQ, que sumariza a coluna e calcula o percentual de participação da variável. Não vou colocar a sintaxe aqui porque não lembro ela de cabeça.

Mas eu, particularmente, prefiro realizar a operação sumarizando por um proc sql, assim tenho mais maleabilidade no dado.

Ex:

PROC SQL NOPRINT;
SELECT SUM(Valor)
INTO :TOTAL
FROM work.SuaTabela;

CREATE TABLE work.Exemplo AS
SELECT
Produto
, (Valor / &Total) * 100 As Representatividade
FROM work.SuaTabela;
QUIT;
Clausjr
Calcite | Level 5
Deu certo! Muito obrigado pela ajuda. Abs

Ready to join fellow brilliant minds for the SAS Hackathon?

Build your skills. Make connections. Enjoy creative freedom. Maybe change the world. Registration is now open through August 30th. Visit the SAS Hackathon homepage.

Register today!
Discussion stats
  • 2 replies
  • 2490 views
  • 28 likes
  • 2 in conversation