BookmarkSubscribeRSS Feed
🔒 This topic is solved and locked. Need further help from the community? Please sign in and ask a new question.
hZomer
Obsidian | Level 7

Prezados,


Estou automatizando o encaminhamento de alertas onde fui questionado da possibilidade de encaminhar o mesmo por SMS.

 

Pesquisando localizei o Blog abaixo sobre esse tema:

https://blogs.sas.com/content/sasdummy/2016/08/12/how-to-send-a-text-message-with-sas/

 

Nele tive um bom norte do uso da porta SMTP mas acredito necessitar de alguma configuração no servidor (não encontrei ali descrita).

 

Alguém saberia ajudar / tem case de uso que possa compartilhar do SAS para envio de SMS?

 

Obrigado,

1 ACCEPTED SOLUTION

Accepted Solutions
carlos_ebsilva
SAS Employee

Olá,

Acho que o grande desafio vai ser descobrir se a sua operadora de celular fornece o serviço de envio de sms via email. Se ela fornecer, basta criar um código para enviar emails e fazer este envio para o email que a operadora indicar.

Portanto, acho que o problema se resume a conseguir enviar um email via programação SAS.

 

Para configurar o envio de e-mail é primeiro necessario saber onde o arquivo sasv9.cfg está localizado no servidor.

Utilize este código para isso:

proc options group=email value;
run;

Ele vai gerar uma informação como essa no log:

Config file name:
C:\SASCONFIG\Lev1\SASApp\sasv9.cfg

 

Você deve abrir este arquivo no servidor e adicionar ou modificar os parâmetros de email, estes:

-emailsys SMTP
-emailhost your.smtpemail.server.com
-emailport 25

 

Estes parâmetros de host e port são fornecidos pela empresa em que você trabalha, então recomendo consultar o pessoal de TI para saber quais são.

Recomendo fortemente fazer um backup do sasv9.cfg antes de fazer a alteração, pois ele é extremamente importante para o funcionamento do SAS.

Com estes parâmetros salvos, basta utilizar o código de envio de email.

Este é um exemplo que eu tirei desta SAS Note:

 filename mymail email "your.emailaddress.com_or_edu" subject="test message";
 data _null_;
    file mymail;
    put 'Hello there';
 run; 

 

Você pode modificar o texto em vermelho para a mensagem do SMS.

Deve também alterar a parte em verde para inserir o seu endereço de email e o título do email.

 

Se o envio de email funcionar, então é só descobrir como e se a sua operadora de telefonia suporta o envio de sms via email, como mencionei no começo.

A SAS Note abaixo também pode ser útil caso você tenha problemas:

https://support.sas.com/kb/18/363.html

 

Abraços!

View solution in original post

2 REPLIES 2
carlos_ebsilva
SAS Employee

Olá,

Acho que o grande desafio vai ser descobrir se a sua operadora de celular fornece o serviço de envio de sms via email. Se ela fornecer, basta criar um código para enviar emails e fazer este envio para o email que a operadora indicar.

Portanto, acho que o problema se resume a conseguir enviar um email via programação SAS.

 

Para configurar o envio de e-mail é primeiro necessario saber onde o arquivo sasv9.cfg está localizado no servidor.

Utilize este código para isso:

proc options group=email value;
run;

Ele vai gerar uma informação como essa no log:

Config file name:
C:\SASCONFIG\Lev1\SASApp\sasv9.cfg

 

Você deve abrir este arquivo no servidor e adicionar ou modificar os parâmetros de email, estes:

-emailsys SMTP
-emailhost your.smtpemail.server.com
-emailport 25

 

Estes parâmetros de host e port são fornecidos pela empresa em que você trabalha, então recomendo consultar o pessoal de TI para saber quais são.

Recomendo fortemente fazer um backup do sasv9.cfg antes de fazer a alteração, pois ele é extremamente importante para o funcionamento do SAS.

Com estes parâmetros salvos, basta utilizar o código de envio de email.

Este é um exemplo que eu tirei desta SAS Note:

 filename mymail email "your.emailaddress.com_or_edu" subject="test message";
 data _null_;
    file mymail;
    put 'Hello there';
 run; 

 

Você pode modificar o texto em vermelho para a mensagem do SMS.

Deve também alterar a parte em verde para inserir o seu endereço de email e o título do email.

 

Se o envio de email funcionar, então é só descobrir como e se a sua operadora de telefonia suporta o envio de sms via email, como mencionei no começo.

A SAS Note abaixo também pode ser útil caso você tenha problemas:

https://support.sas.com/kb/18/363.html

 

Abraços!

hZomer
Obsidian | Level 7

Boa tarde,

 

A automação mencionada no contexto já é feita a partir do envio de e-mail via agendador do Sas, sem problemas no uso da porta SMTP para e-mail (muito bom, por sinal).

 

Mas queremos melhorar ainda mais, então o questionamento no sentido da Internet / Operadora(s), se alguém tem ou sabe de operadoras que aceitam esse serviço e, se sim, como é realizado: via APP, API, software proprietário, agente instalado, configurações no servidor Sas, Proxy, rotas, Linux, MySql, Postgres, etc.

 

Obs.: Já testei serviços que podem ser contratados a parte mas gostaríamos de integrá-lo a esteira do SAS, sem "chamar" outro processo de terceiro!