Hoje trazemos mais uma dica muito prática e útil, que pode facilitar bastante o dia-a-dia, especialmente quando precisamos construir processos que serão executados por usuários que não tem conhecimento de linguagem SAS, mas que precisam aplicar filtros de maneira dinâmica ao processo.
A dica de hoje é sobre incluir um Prompt Manager, uma janela amigável que irá aparecer ao executar o processo e que permitirá incluir um ou mais valores a serem utilizados pelo programa.
Vamos mostrar abaixo como fazer, demonstrando o passo-a-passo com um exemplo simples.
DATA BASE_FILTRADA;
SET SASHELP.CARS;
WHERE ORIGIN = "&vFILT_REGIAO";
RUN;
Obs: não precisamos declarar essa macro variável no código, mais a frente iremos mostrar como fazer essa declaração por outro caminho.
2. Na janela de Process Flow, do SAS Guide, vamos clicar com o botão direito no ícone do nosso programa, e em seguida clicar em Properties:
3. Na janela de Properties que irá abrir, devemos selecionar a seção Prompts, no canto superior esquerdo, e em seguida clicar em Prompt Manager
4. Será aberta a janela de Prompt Manager. No exemplo ao lado, podemos ver que não existe nenhum prompt ainda disponível para utilização, iremos clicar em Add... para criar nosso primeiro promp.
5. Na Edit Prompt, no campo Name, devemos preencher com o nome da variável que estamos utilizando no nosso programa, nesse caso, vFILT_REGIAO. No campo Displayed text, devemos digitar o texto que irá aparecer para o usuário ao executar o programa. Nesse exemplo, colocamos um texto amigável que informe ao usuário o que deverá ser digitado no campo de filtro que estamos criando.
O campo Description é opcional, pode ser preenchido caso queira detalhar melhor sobre o prompt criado.
Em seguida, clicamos em OK.
6. A tela irá retornar ao Prompt Manager, e agora podemos verificar que o nosso novo prompt foi criado com sucesso.
Em seguida, clicamos em Close.
7. Após fecharmos a janela anterior, iremos retornar para a tela de seleção de prompts. Nesse momento devemos clicar em Add..., e selecionar o prompt que queremos utilizar nesse programa, no caso, o vFILT_REGIAO.
Em seguida clicamos em OK, e depois em OK novamente.
8. Na tela de Process Flow, podemos verificar que um novo sinal apareceu no ícone do nosso programa, uma espécie de ponto de interrogação, como na imagem abaixo. Esse símbolo indica que temos um prompt atrelado a esse programa. Podemos selecionar o programa e executá-lo
9. Antes de o programa inicar o processamento, a seguinte tela irá surgir, solicitando ao usuário que seja preenchida alguma informação para prosseguir. Nesse exemplo, iremos digitar Asia, para aplicar esse filtro no nosso programa e em seguida clicamos em Run.
Pronto! Ao executar o programa, podemos verificar na log que o filtro foi aplicado com sucesso, e nossa base foi gerada apenas com os registros desejados.
Espero que aproveitem essa dica! Essa é a forma mais simples de aplicar um Prompt Manager, também é possível incluir campos com listas, onde o usuário pode selecionar dentro de uma lista qual filtro quer aplicar, é possível incluir uma data e fazer a seleção do dia em um calendário, entre outras. Caso você tenha essa necessidade, vale a pena se aprofundar nessa ferramenta proporcionada pelo SAS Enterprise Guide!
You must be a registered user to add a comment. If you've already registered, sign in. Otherwise, register and sign in.
Registration is now open for SAS Innovate 2025 , our biggest and most exciting global event of the year! Join us in Orlando, FL, May 6-9.
Sign up by Dec. 31 to get the 2024 rate of just $495.
Register now!