BookmarkSubscribeRSS Feed
Dica da semana: Executar código automaticamente ao abrir o SAS
pkusniaruk
SAS Employee

Mais uma dica muito prática e que pode facilitar a sua utilização do SAS Guide é o autoexec. 
Autoexec é um código personalizado, por usuário, que pode ser configurado para executar a cada vez que a conexão ao servidor de workspace for feita. Você pode utilizá-lo, por exemplo, para definir Libnames e Options padrões e de uso contínuo, para que você não precise sempre lembrar de executá-las toda vez que abrir o seu programa. 

Basta realizar os seguintes passos: 

 

  1. Na barra de menu, selecionar: Tools -> Options -> SAS Programs 

  2. Na seção Additional SAS code, marque a caixa de seleção Submit SAS code when server is connected  

  3. À direita da caixa de seleção, clique no botão Edit insira o código que deverá ser executado quando for realizada a conexão com o servidor de workspace. 

  4. É possível também referenciar um arquivo externo utilizando o comando %Include. 

  5. Clique em Save, e em seguida clique em OK para fechar a tela de edição. 

 

 

Pronto, agora sempre que você iniciar o seu trabalho com o Enterprise SAS Guide o seu código “Padrão” já será executado automaticamente. 

2 Comments
marciobarros
Calcite | Level 5

Nao consegui fazer ele rodar o projeto todo . Apenas include e um Let

cepmiranda
SAS Employee

Olá @marciobarros .

Não tenho certeza do que você quis dizer por 'fazer ele rodar o projeto todo'.

A dica é para que usemos o recurso para códigos 'padrão'. Estes códigos serão executados em toda e qualquer conexão desta máquina client com o Server SAS.

 

Então, nossa recomendação é que você insira ali os códigos que são repetitivos como libnames, %let ou %include (como você já tentou e conseguiu).

 

Mesmo assim, ali cabe código SAS (tanto dentro do %include, como você já viu, quanto código SAS diretamente no campo de edição):

 

cepmiranda_0-1648853298812.png

 


Então, caso haja, por exemplo, no seu caso, um projeto de SAS Enterprise Guide que é 'padrão' (repetitivo, que precisa ser rodado depois de toda conexão e antes de todos os outros programas e projetos), você pode convertê-lo em código SAS e incluir no campo de edição ou no comando %include.

 

Espero que isso já lhe ajude. Mas, caso não ajude, você pode comentar aqui (quando eu for avisado, tento voltar a comentar) ou contatar o suporte técnico do SAS (sasbrasilsuporte@sas.com).

Att.,
Carlos Miranda

Ready to join fellow brilliant minds for the SAS Hackathon?

Build your skills. Make connections. Enjoy creative freedom. Maybe change the world. Registration is now open through August 30th. Visit the SAS Hackathon homepage.

Register today!
Article Labels
Article Tags